O que é o Visto EB-5?
O Visto EB-5 é uma oportunidade única para investidores estrangeiros acessarem o Green Card e se tornarem residentes permanentes em um dos países mais dinâmicos e acolhedores do mundo. Criado em 1990 pelo governo americano, o programa de Visto EB-5 visa, principalmente, estimular a economia do país por meio de investimentos estrangeiros. Para isso, o programa exige, sobretudo, que os investidores façam um aporte financeiro significativo em projetos comerciais nos EUA, que devem criar empregos e fomentar o crescimento econômico.
Em compensação por esse investimento, contudo, o investidor pode obter a residência permanente nos Estados Unidos e, ainda, incluir cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos.
Qual é o investimento?
O valor mínimo é de US$ 800 mil em regiões rurais e de de US$ 1,5 milhão nas áreas urbanas., e o investimento precisa gerar, no mínimo, dez novos empregos em tempo integral para trabalhadores americanos.
Como funciona o processo para o visto EB-5?
- Escolha um projeto: selecione um projeto de investimento qualificado, principalmente, que atenda aos requisitos do programa EB-5.
- Petição inicial: envie a petição I-526 para o USCIS, demonstrando que você cumpriu os requisitos de investimento e criação de empregos.
- Petição I-526: Após o investimento, o próximo passo é submeter a petição I-526 ao Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS). Essa petição demonstra que o investimento atende aos requisitos do programa EB-5, incluindo a criação de empregos.
- Green Card condicional: receba um Green Card condicional válido por dois anos, durante os quais você deve demonstrar que o investimento criou os 10 empregos prometidos.
- Remoção das condições: após dois anos, envie a petição I-829 para remover as condições do seu Green Card, tornando-o permanente.
Qual projeto eu devo evitar no EB-5?
Seja cauteloso na escolha de seu projeto de investimento para Green Card e visto de investidores. Para isso, evite projetos que
- Não tenham um histórico comprovado ou que dependam de suposições excessivamente otimistas sobre o crescimento econômico.
- Não tenham uma estrutura clara de criação de empregos ou apresentem pouca transparência financeira.
- Tenham uma alta sazonalidade ou histórico frequente de abrir e fechar.
- Sejam liderados por empreendedores sem experiência em EB-5.
- Sejam setores novos no mercado e não possuam um histórico significativo de sucesso.
Como escolher um advogado para o visto EB-5 e Green Card?
Devido a alta complexidade que o Visto EB-5 demanda, a escolha de um advogado com experiência específica nesse campo, sobretudo, é essencial para você obter o seu Green Card e visto para investidores.
Para a aplicação do visto, entretanto, é necessário conhecimento profundo das leis de imigração dos EUA e das especificidades do programa. Opte por escolher um profissional que te passe confiança e possua a expertise recomenda.